quarta-feira, 14 de julho de 2010

Vulcansimo na Islândia


Um vulcão que entrou em erupção no sul da Islândia, forçando mais de 500 pessoas a abandonar a zona, anunciaram as autoridades.
"Pensamos que ninguém está perigo na região, mas criámos um plano de evacuação e entre 500 a 600 pessoas dos arredores foram retiradas das suas habitações", declarou um responsável da proteção civil, Sigurgeir Gudmundsson.
A erupção começou imediatamente depois da meia noite na região do glaciar de Eyjafallajokull, e a principal estrada de acesso foi encerrada, indicou a rádio nacional RUV.
A nuvem de cinza provocada pela erupção do vulcão que fica na geleira Eyjafjallajokull, na Islândia, pode causar ainda mais problemas ao planeta. Segundo Umberto Cordani, professor do Departamento de Geologia do Instituto de Geociências da USP, a cortina de fumaça pode diminuir a temperatura da Terra. Apesar disso, o geólogo destaca que esse resfriamento deve ser pouco significativo e de curta duração.
“Nas grandes explosões vulcânicas, os fragmentos sólidos do material vulcânico (cinzas vulcânicas) e gases podem ser lançados a grandes altitudes, na estratosfera e, dependendo de sua constituição e quantidade, podem interferir na radiação solar, impedindo que boa parte dela atinja a superfície da Terra”, explica.
“Os vulcões são o resultado mais visível da liberação do calor interno do planeta. Ocorrem sempre que material rochoso fundido --chamado magma--, de alta temperatura --por volta de 1000° C-- atinge de alguma forma a superfície da Terra, em processos geológicos ligados ao vulcanismo”, explica Cordani.
O magma é formado por minerais já cristalizados e por gases dissolvidos na lava, principalmente vapor de água e gás carbônico. O geólogo destaca a presença de outros gases, muitos deles tóxicos, como compostos de cloro, enxofre e flúor.





Para saberes mais informações sobre o vulcão da Islândia vê os vídeos seguintes




terça-feira, 13 de julho de 2010

A manifestação vulcânica



A Terra é um planeta dinâmico. Nada está estático, parado e nada é definido. Diariamente ocorrem fenómenos geológicos que modelam a superfície terrestre. Alguns intervêm como catástrofes na nossa existência outros de um modo tão lento que não nos apercebemos da sua acção.







Como se formam os Vulcões - Tectónica de Placas


Tectónica de placas é uma teoria que descreve os movimentos de grande escala que ocorrem na litosfera terrestre. Na teoria da tectónica de placas a parte mais exterior da Terra está composta de duas camadas: a litosfera, que inclui a crosta e a zona solidificada na parte mais externa do manto, e a astenosfera, que inclui a parte mais interior e viscosa do manto. Numa escala temporal de milhões de anos, o manto parece comportar-se como um líquido super-aquecido e extremamente viscoso, mas em resposta a forças repentinas, como os terramotos, comporta-se como um sólido rígido. A litosfera encontra-se fragmentada em várias placas tectónicas e estas deslocam-se sobre a astenosfera.








Mais informações sobre a Tectónica de Placas


Vulcões do Mundo


A crosta terrestre é constantemente sujeita a atividades vulcânicas que, na maioria das vezes, por sua violência, acabam provocado danos à humanidade. Destacam-se entre os mais famosos vulcões conhecidos por sua atividade, o Vesúvio - Itália (ano 79 d.C), Krakatoa – Indonésia (1883), Monte Pelado - Martinica (1902), Santa Helena - USA (1980) e o Pinatubo, nas Filipinas (1991).O Pinatubo entrou em erupção depois de 611 anos de inatividade. Na ocasião, morreram 875 pessoas e 200 mil ficaram desabrigadas.


Vulcão Pinatubo - Filipinas

Vulcão do Vesúbio - Itália

Vulcão de Stª Helena - USA


Podes saber mais acedendo a estes sites:

Vulcões do mundos
Estrutura do vulcão
Escursão virtual a um vulcão
Desastres naturais causados por vulcões
Glossário sobre vulcanismo

Produtos da actividade Vulcânica

Os produtos formados pelas atividades vulcânicas podem ser divididos em 3 grupos, classificados segundo a composição química, mineralógica e propriedades físicas. Destinguem-se as lavas, os materiais piroclásticos, e os gases vulcânicos. As lavas são porções líquidas de magma, em estado total ou parcial de fusão, que atingem a superfície terrestre e se derramam. Quanto mais básicas, mais fluídas serão estas lavas. Os depósitos piroclásticos dizem respeito a fragmentos de rochas diretamente ligados com o magma ejetado na forma de um spray, ou com a fragmentação das paredes das rochas pré-existentes (câmaras magmáticas). De acordo com o tamanho podem ser classificados como do tipo bloco, bomba, lapilli, cinzas ou pó.

Vantagens e desvantagens do vulcanismo



Nas ilhas dos Açores existem numerosas caldeiras, sendo uma das mais famosas a caldeira das Sete Cidades, localizada na ilha de S. Miguel, com um diâmetro de 5 km e cujas paredes têm uma altura de aproximadamente 500 m. Nela existem duas lagoas: a lagoa azul e a lagoa verde, separadas por um estreito istmo. Esta caldeira formou-se há cerca de 22.000 anos e calcula-se que já tenham ocorrido cerca de 22 erupções após a sua formação.


Na ilha de S. Miguel para além deste foco vulcânico principal, existem outros dois, vulgarmente designados pelos nomes de Lagoa do Fogo e Vale das Furnas. Neste último a ocupar a parte ocidental da caldeira encontra-se um lago muito bonito.
É nesta ilha que se manifestam mais sinais de vulcanismo em actividade, embora se possa considerar que as manifestações vulcânicas se encontram numa fase de regressão.