terça-feira, 13 de julho de 2010

A manifestação vulcânica



A Terra é um planeta dinâmico. Nada está estático, parado e nada é definido. Diariamente ocorrem fenómenos geológicos que modelam a superfície terrestre. Alguns intervêm como catástrofes na nossa existência outros de um modo tão lento que não nos apercebemos da sua acção.







Como se formam os Vulcões - Tectónica de Placas


Tectónica de placas é uma teoria que descreve os movimentos de grande escala que ocorrem na litosfera terrestre. Na teoria da tectónica de placas a parte mais exterior da Terra está composta de duas camadas: a litosfera, que inclui a crosta e a zona solidificada na parte mais externa do manto, e a astenosfera, que inclui a parte mais interior e viscosa do manto. Numa escala temporal de milhões de anos, o manto parece comportar-se como um líquido super-aquecido e extremamente viscoso, mas em resposta a forças repentinas, como os terramotos, comporta-se como um sólido rígido. A litosfera encontra-se fragmentada em várias placas tectónicas e estas deslocam-se sobre a astenosfera.








Mais informações sobre a Tectónica de Placas


Vulcões do Mundo


A crosta terrestre é constantemente sujeita a atividades vulcânicas que, na maioria das vezes, por sua violência, acabam provocado danos à humanidade. Destacam-se entre os mais famosos vulcões conhecidos por sua atividade, o Vesúvio - Itália (ano 79 d.C), Krakatoa – Indonésia (1883), Monte Pelado - Martinica (1902), Santa Helena - USA (1980) e o Pinatubo, nas Filipinas (1991).O Pinatubo entrou em erupção depois de 611 anos de inatividade. Na ocasião, morreram 875 pessoas e 200 mil ficaram desabrigadas.


Vulcão Pinatubo - Filipinas

Vulcão do Vesúbio - Itália

Vulcão de Stª Helena - USA


Podes saber mais acedendo a estes sites:

Vulcões do mundos
Estrutura do vulcão
Escursão virtual a um vulcão
Desastres naturais causados por vulcões
Glossário sobre vulcanismo

Produtos da actividade Vulcânica

Os produtos formados pelas atividades vulcânicas podem ser divididos em 3 grupos, classificados segundo a composição química, mineralógica e propriedades físicas. Destinguem-se as lavas, os materiais piroclásticos, e os gases vulcânicos. As lavas são porções líquidas de magma, em estado total ou parcial de fusão, que atingem a superfície terrestre e se derramam. Quanto mais básicas, mais fluídas serão estas lavas. Os depósitos piroclásticos dizem respeito a fragmentos de rochas diretamente ligados com o magma ejetado na forma de um spray, ou com a fragmentação das paredes das rochas pré-existentes (câmaras magmáticas). De acordo com o tamanho podem ser classificados como do tipo bloco, bomba, lapilli, cinzas ou pó.

Vantagens e desvantagens do vulcanismo



Nas ilhas dos Açores existem numerosas caldeiras, sendo uma das mais famosas a caldeira das Sete Cidades, localizada na ilha de S. Miguel, com um diâmetro de 5 km e cujas paredes têm uma altura de aproximadamente 500 m. Nela existem duas lagoas: a lagoa azul e a lagoa verde, separadas por um estreito istmo. Esta caldeira formou-se há cerca de 22.000 anos e calcula-se que já tenham ocorrido cerca de 22 erupções após a sua formação.


Na ilha de S. Miguel para além deste foco vulcânico principal, existem outros dois, vulgarmente designados pelos nomes de Lagoa do Fogo e Vale das Furnas. Neste último a ocupar a parte ocidental da caldeira encontra-se um lago muito bonito.
É nesta ilha que se manifestam mais sinais de vulcanismo em actividade, embora se possa considerar que as manifestações vulcânicas se encontram numa fase de regressão.

Sem comentários:

Enviar um comentário