quarta-feira, 14 de julho de 2010

Vulcansimo na Islândia


Um vulcão que entrou em erupção no sul da Islândia, forçando mais de 500 pessoas a abandonar a zona, anunciaram as autoridades.
"Pensamos que ninguém está perigo na região, mas criámos um plano de evacuação e entre 500 a 600 pessoas dos arredores foram retiradas das suas habitações", declarou um responsável da proteção civil, Sigurgeir Gudmundsson.
A erupção começou imediatamente depois da meia noite na região do glaciar de Eyjafallajokull, e a principal estrada de acesso foi encerrada, indicou a rádio nacional RUV.
A nuvem de cinza provocada pela erupção do vulcão que fica na geleira Eyjafjallajokull, na Islândia, pode causar ainda mais problemas ao planeta. Segundo Umberto Cordani, professor do Departamento de Geologia do Instituto de Geociências da USP, a cortina de fumaça pode diminuir a temperatura da Terra. Apesar disso, o geólogo destaca que esse resfriamento deve ser pouco significativo e de curta duração.
“Nas grandes explosões vulcânicas, os fragmentos sólidos do material vulcânico (cinzas vulcânicas) e gases podem ser lançados a grandes altitudes, na estratosfera e, dependendo de sua constituição e quantidade, podem interferir na radiação solar, impedindo que boa parte dela atinja a superfície da Terra”, explica.
“Os vulcões são o resultado mais visível da liberação do calor interno do planeta. Ocorrem sempre que material rochoso fundido --chamado magma--, de alta temperatura --por volta de 1000° C-- atinge de alguma forma a superfície da Terra, em processos geológicos ligados ao vulcanismo”, explica Cordani.
O magma é formado por minerais já cristalizados e por gases dissolvidos na lava, principalmente vapor de água e gás carbônico. O geólogo destaca a presença de outros gases, muitos deles tóxicos, como compostos de cloro, enxofre e flúor.





Para saberes mais informações sobre o vulcão da Islândia vê os vídeos seguintes




Sem comentários:

Enviar um comentário